Blog

Chapisco, Emboço e Reboco entenda cada um deles!

Categoria:

blog

O chapisco, o reboco e o emboço são as 3 camadas de argamassa que garantem a qualidade das paredes para em seguida receberem a tinta. Muita gente acaba confundindo o chapisco e o reboco, então para acabar com todas as suas dúvidas acompanhe a nossa matéria:

Chapisco

A primeira camada de massa que fica diretamente em contato com a alvenaria. Ela é responsável em tornar a parede mais áspera, porosa e aumentar a rugosidade, deixando a parede pronta para receber a segunda camada que é o emboço.

O chapisco é importante por gerar uma melhor ligação entre a parede de alvenaria e as argamassas, evitando o descolamento. Assim, quanto mais contato do substrato com a superfície rugosa melhor é aderência.

Aqui, na Andrelit desenvolvemos uma linha completa de chapiscos que garantem a melhor aderência e um excelente preparo da base que irá receber a segunda camada.

Chapisco, Emboço e Reboco entenda cada um deles!

 

 

Acompanhe o passo a passo de aplicação do Chapisco Rolado:

PREPARO DA BASE
O substrato deve estar firme, seco, curado e isento de óleo, graxa, pó, tinta, restos de desmoldantes ou outros materiais que impeçam a aderência do material.

PREPARO DO PRODUTO
Acrescentar 6,5 a 7,5 litros de água para cada saco de 25 quilos, misturar em argamassadeira, até a perfeita homogeneização. O volume de produção de argamassa deve ser controlado de modo que seja consumido em um prazo máximo de 2,0 horas.

APLICAÇÃO DO PRODUTO
Depois de umedecer a parede, o Chapisco Rolado, deve ser aplicado com rolo de textura, com movimentos de vaivém de baixo para cima, cobrindo uniformemente o substrato. O acabamento final do chapisco deverá ser rugoso com espessura regular de no mínimo 3 mm;

 

Atenção: Diferente do método tradicional que usa a colher para chapiscar com a AndreChap aplicação funciona apenas com o rolo de textura.

Emboço

O emboço é a camada a seguir, ela é responsável pela regularização da parede e auxilia na proteção e na vedação da parede, evitando a interferência de agentes agressivos.

O emboço é uma das principais camadas de revestimento, uma má aplicação ou uso de produtos inadequados pode conferir fissuras e a baixa resistência mecânica.

Outro cuidado importante é que a espessura da camada não seja superior a 3 cm. Além disso, em aplicação de camadas sucessivas a aplicação da 2ª camada deve ser realizada sobre a 1ª camada ainda úmida.

NOTA: Em espessuras superiores a 3 cm, aplicação deverá ser realizada com a fixação de armaduras (tela plásticas ou metálicas galvanizadas).

Foi pensando nisso que a Andrelit desenvolveu a linha de MultiploUso que são substratos pré-prontos bastando apenas adição de água. Acompanhe o passo a passo de aplicação:

PREPARO DO PRODUTO

Acrescentar 4,0 a 4,5 litros de água para cada saco de 25 quilos, misturar em betoneira por um tempo mínimo de 3 min, ou em argamassadeira, até a perfeita homogeneização. O volume de produção de argamassa deve ser controlado de modo que seja consumido em um prazo máximo de 02h 30minutos.

APLICAÇÃO

A aplicação deve ser realizada em cima do chapisco previamente curado, por no mínimo 3 dias. Com o auxilo de um colher de pedreiro joga-se a argamassa na parede, e posteriormente realiza-se o alinhamento com uma régua, geralmente metálica.

Pode-se realizar o desempeno da superfície, após a cura inicial do substrato, a fim de proporcionar um acabamento melhor. Deve-se seguir os cuidados acima citados, para que não ocorram patologias posteriores.

Atenção: O revestimento de argamassa deverá ser mantido úmido pelo prazo mínimo de 7 dias de forma a evitar a secagem prematura da argamassa e as suas consequências negativas como a fissuração e a baixa resistência mecânica.

 

Reboco

Em seguida, após utilizar a camada de chapisco e emboço temos a camada de reboco, responsável por dar o acabamento final a obra e conferir a boa aparência das paredes tornando-as prontas para receber a tinta.

Também chamado de massa fina, o reboco é um composto em pó que deve ser aplicado na parede e em seguida receberá a lixação e a pintura. No entanto, para otimizar esse processo a Andrelit desenvolveu uma nova forma de revestir e dar o último acabamento das paredes.

É a massa niveladora, AndreSuper, uma argamassa que possui propriedades específicas e reduz o processo de lixação em 95% e pode substituir o reboco.

No vídeo abaixo você acompanha todo o processo de aplicação da AndreSuper e entende as principais vantagens de utilizar ela ao invés do reboco.

Categorias

Não perca nenhum
conteúdo

Aguarde...